61 estabelecimentos de São José têm o selo de Turismo Responsável do MTur

61 estabelecimentos de São José têm o selo de Turismo Responsável do MTur
Notícias

Empresários relatam que a certificação dá tranquilidade e atrai clientes

  

Mesmo não sendo uma cidade de interesse turístico, 61 estabelecimentos de São José dos Campos receberam o selo de Turismo Responsável do Ministério do Turismo. Agora na fase verde, empresários do ramo alimentício, hospedagem e serviços, buscam, dentro das medidas sanitárias, atrair clientes.

O gerente do hotel Golden Tulip – que também conta com a cozinha de alto padrão do Cassiano Restaurante –, Rodrigo Chediek, afirma que o estabelecimento se adequou para seguir os protocolos de prevenção ao Covid-19 e adquiriram, além do selo do Turismo Responsável, uma certificação internacional da NSF International (organização que realiza certificação de alimentos e bebidas, produtos e sistemas de gestão).

“Dá uma confiança maior. O viajante que não conhece determinado destino ou meio de hospedagem, tendo o selo, ele tem uma garantia maior de que o estabelecimento está seguindo regras sanitárias adequadas”, afirma Rodrigo.

Leonardo Santo Messina, proprietário da pizzaria Troina, afirma que o processo para aquisição do selo foi totalmente online. O estabelecimento enviou informações por e-mail, com vídeos e fotos, ao MTur e conseguiu obter a certificação.

O empresário afirma que, mesmo longe do faturamento normal e ideal, as pessoas estão voltando a frequentar o estabelecimento. Diz ainda que o selo do Turismo Responsável demonstra ao consumidor o empenho do local no combate à pandemia.

“Dentro das nossas limitações, estamos atendendo com 40% da capacidade, tem sido satisfatório o retorno. Os locais disponíveis têm sido ocupados, principalmente aos finais de semana. As pessoas respeitam as regras. Muita gente que vem já viu o vídeo [de orientação], a qualquer momento que a pessoa fica de pé já coloca a máscara”, conta Leonardo.

A diretora de Turismo da prefeitura de São José, Aline Arantes, afirma que o município apoia a ação do Ministério do Turismo e incentiva os empresários a buscarem o selo.

“Nós incentivamos e apoiamos a ação do Ministério do Turismo. Neste momento deve-se observar e aplicar os protocolos de segurança, para garantir um retorno seguro, retomando a economia local, gerando e garantindo os postos de trabalho”, diz Aline.