Como a LGPD adicionará valor à sua marca

 

Vivemos a era da informação, a sociedade percebe o movimento e reage ao novo.

 

Nesse contexto,um dos grandes desafios das empresas será conciliar o ganho de escala com a demanda aquecida por produtos e serviços,cada vez, mais personalizados.O advento de tecnologias como a Internet das Coisas - IOT, Big Data e Blockchain, tem causado transformações profundas no modo de relacionamento entre empresas e seus stakeholders e este caminho parece estar apenas começando.

Atualmente, surge consenso entre as empresas que a presença no ambiente virtual é questão de sustentabilidade e uma nova forma de relacionamento comercial está se estabelecendo, com menos espaço para concorrência desleal, acobertamento de situações escusas e pouco transparentes.

  Esse cenário,com possibilidades quase infinitas,reforça o conceito de que a confiança na marca se torna o maior diferencial de uma empresa e a gestão do risco de imagem    assume papel  crucial  para  a  sobrevivência.  As  empresas  que  perceberem  esse  movimento  e  se adequarem, efetivamente, aos novos tempos, serão os novos líderes de seus mercados e ganharão relevância na cadeia de valor.

Consome-se muita energia e tempo das empresas para conquistar a confiança do consumidor e a perda dessa confiança causa consequências das quais a empresa pode não se recuperar e até encerrar suas atividades.E porque a confiança em entregar o que foi pactuado é o cerne da relação pessoas x empresas? Porque a confiança conquistada agiliza o negócio e diminui custos de transação,vantagens competitivas que dispensam comentários.

Uma adequada gestão de risco de imagem passa pelo aprimoramento dos processos de compliance.Uma boa analogia sobre estar em compliance com a lei é a alegoria de reforçar as margens de um rio de dados e informações do fluxo da companhia,cuja margem inferior desse rio é o modelo de negócios da empresa e o jeito único que faz dela ser o que é, enquanto a margem superior deste rio é a lei.

Nesta nova realidade que se impõe, dia a dia, a Lei Geral de Proteção de Dados vem adicionar uma nova camada de avaliação do grau de confiança que clientes, fornecedores, funcionários e usuários devem delegar a empresa com a qual se relacionam no que tange o que lhe é mais caro,os seus dados,e por isso passam a exigir que essas informações sejam tratadas de forma ética, transparente, que sirvam aos seus propósitos e que seu uso esteja dentro dos limites legais.

Assim, as empresas que lançam um olhar positivo sobre a necessidade de adequação à LGPD obterão retorno positivo sobre o valor adicionado à sua marca,e,por conseguinte,terão maior potencial de expandir seu“marketshare” do mercado em que atuam.

 

Alexandre Augusto Pereira Almeida

 

Diretor Comercial - Instituto Avançado de Proteção de Dados e Compliance