Estado mantém Vale do Paraíba e região bragantina na fase amarela do Plano São Paulo

Estado mantém Vale do Paraíba e região bragantina na fase amarela do Plano São Paulo
Notícias

 Medida foi anunciada nesta sexta-feira pelo governo estadual no Palácio dos Bandeirantes após uma revisão nas regras do Plano São Paulo.


Por G1 Vale do Paraíba e Região
 
 
A manutenção da região na fase amarela acontece após uma revisão nas regras do Plano São Paulo. Nesta semana, o Vale do Paraíba bateu o recorde de internações e de casos confirmados em um dia. A região tem mais de 81,9 mil casos da doença, além de 1,7 mil mortes.
 
Na fase amarela, a capacidade de ocupação dos estabelecimentos é de 40% e o funcionamento máximo é limitado a 10h por dia. Além disso, a restrição de atendimento presencial em bares deve ser até às 20h. Nos demais estabelecimentos, o atendimento pode ser feito até 22h.
 
Indicadores
Para ser classificada na fase amarela, a taxa por 100 mil habitantes de novos casos deve ficar entre 180 e 360, de novas internações entre 30 e 60 e de novos óbitos entre 3 e 8. O plano considera o número dos últimos 14 dias.
 
No Vale do Paraíba, os indicadores ficaram assim:
Novos casos: 298,6
Novas internações: 52,0
Novos óbitos: 3,9
Já na região bragantina, inserida na macrorregião de Campinas, os indicadores gerais foram:
Novos casos: 234,4
Novas internações: 33,2
Novos óbitos: 4,4
Indicadores do Plano São Paulo de 7 de janeiro — Foto: Reprodução
Indicadores do Plano São Paulo de 7 de janeiro — Foto: Reprodução
 
Fases na região
O plano São Paulo entrou em vigo em 1° de junho de 2020. De junho a agosto o Vale do Paraíba esteve na fase laranja, a segunda etapa mais restritiva do Plano São Paulo. O período na classificação foi marcado por um embate entre prefeituras e o estado, com movimento de ações na justiça para manter os comércios abertos.
 
Em 8 de agosto, a região foi reclassificada e passou para a fase amarela. A etapa permite maior flexibilização do comércio, com reabertura de restaurantes para consumo no local. E em outubro chegou a fase verde.
 
Em 30 de novembro, o governo regrediu a região para fase amarela depois da alta no número de casos da doença. À época, o Vale estava há dois meses em fase verde, com funcionamento ampliado do comércio.
 
Alta nos casos e internações
O Vale do Paraíba registrou nesta quinta-feira (7) o maior número de casos de Covid-19 em apenas um dia desde o início da pandemia. Foram 1.557 novas confirmações nas últimas 24 horas. Até então, o maior registro havia sido em 14 de setembro, quando foram contabilizados 1.550 casos.
 
A média móvel de casos também atingiu o maior pico desde o início da pandemia. Nesta quinta-feira, a média é de 873 novos casos diários. Ao todo, o Vale do Paraíba tem 81.961 casos da doença, além de 1.749 mortes.
 
O Vale também registrou nesta semana a maior alta de internações por Covid-19 nos últimos cinco meses, segundo dados de um estudo da Usp e Unesp que mostra o balanço desde o início da pandemia.
 
A pesquisa aponta que a região tinha 336 pessoas internadas por Covid-19 em UTI ou enfermaria na quarta-feira (6). Com isso, a região se aproxima do pico de internações, registrado em agosto. O número desta semana é o mais alto registrado desde o dia 4 de agosto, quando a região teve o pico de pessoas internadas com Covid-19: 424.