Governo de SP anuncia Fase Emergencial do Plano SP para frear onda de contaminação da Covid-19

Governo de SP anuncia Fase Emergencial do Plano SP para frear onda de contaminação da Covid-19
Notícias

Essa ação define medidas ainda mais restritivas que a fase vermelha

   
 
O Governo de São Paulo anunciou, nesta quinta-feira (11), a adoção da Fase Emergencial do Plano SP que define medidas ainda mais restritivas de isolamento social que a fase vermelha. O objetivo é frear o avanço de contaminação da pandemia Covid-19.
 
Durante a apresentação, o Governo divulgou um vídeo com dados de hospitais de diversas regiões do estado com ocupação de 100% nos leitos de UTI. Ainda segundo o Governo, 53 estão com todos os leitos ocupados. De acordo com dados do governo estadual, o estado de São Paulo está com 87,6% dos leitos de UTI ocupados.
 
O governador João Doria (PSDB) fez questão de destacar que a medida não é um lockdown. “Não estamos fazendo lockdown em São Paulo. Lockdown é quando não pode sair de casa de jeito nenhum, estamos decretando uma fase emergencial”, disse Doria.
 
 
 
Confira algumas regras da  Fase Emergencial:
 
Todos os setores do comércio deverão funcionar no sistema de retirada – incluindo as lojas de materiais de construção que são consideradas essenciais.
 
Os templos religiosos poderão permanecer abertos, mas não poderão realizar cultos coletivos. Atividades esportivas coletivas também estão proibidas.
 
O tele-trabalho é obrigatório para todas as atividades administrativas não essenciais. Essa regra é válida para órgãos públicos, escritórios e qualquer atividade desde que o setor não seja essencial.
 
Em relação ao setor alimentos, o sistema de drive-thru pode funcionar entre às 5h e 20h. As entregas (delivery) de qualquer setor do comércio estão liberadas.
 
Está proibido o uso de praias e parques bem como qualquer tipo de atividade que gere aglomeração. O uso de máscaras é obrigatório em ambientes externos e internos. Há toque de recolher entre às 20h e 5h.
 
Para diminuição da transmissão no transporte público, o Governo do Estado sugeriu horários escalonados de entrada no trabalho. A sugestão é que os profissionais da indústrias entrem entre às 5h e 7h; trabalhadores do setor de serviço entre às 7h e 9h; e funcionários do comércio das 9h às 11h.
 
As escolas continuarão abertas, mas apenas para alimentação e distribuição de materiais e chips de internet com agendamento prévio. A recomendação é que haja o mínimo possível de atividades escolares. Na rede estadual haverá a antecipação dos recessos de abril e outubro e o Governo do Estado sugeriu que as redes municipais e privadas sigam essa recomendação.
 
 Atividades esportivas bem como os campeonatos de esporte estão suspensos.