São José autoriza reabertura de bares, restaurantes, academias e salões a partir desta terça

São José autoriza reabertura de bares, restaurantes, academias e salões a partir desta terça
Notícias

Medida foi permitida pela prefeitura de São José dos Campos, com decreto municipal. Estabelecimentos podem atender com 40% da capacidade total.

Por G1 Vale do Paraíba e Região

 


São José autoriza a partir desta terça reabertura de bares, restaurantes, academias e salões — Foto: Reprodução/TV Globo

Bares, restaurantes, academias e salões de beleza podem retomar o atendimento presencial a partir desta terça-feira (28) em São José dos Campos.

Os estabelecimentos foram liberados para a retomada por um decreto municipal após os prefeitos da região contestarem os dados do Vale no Plano SP e anunciarem a possibilidade de mais flexibilização. Para eles, um erro no lançamento de dados deixou o Vale na fase laranja, quando o correto seria avançar à amarela.

Em São José dos Campos, o prefeito Felício Ramuth defendeu o avanço de fase, afirmou que a prefeitura está segura na decisão e publicou decreto com mais flexibilizações na economia e regras para a retomada.

Algumas regras gerais são a utilização de máscaras por funcionários e clientes, disponibilização de frasco de álcool gel 70%, limpeza e desinfecção do sistema de ar-condicionado, proteção de vidro nos caixas para separar clientes e funcionários.

Confira as regras específicas para cada atividade:

 

  • Salões de beleza e barbearias: atendimento individual com agendamento prévio ou não, sendo vedada a espera de clientes no interior do estabelecimento ou fila na área externa; as cadeiras e demais equipamentos deverão ser higienizados após cada atendimento; uso obrigatório de avental, descartável ou de tecido, com troca a cada atendimento; uso obrigatório de luvas; preferencialmente, lavar os cabelos antes dos cortes ou penteados.

 

  • Academias de esportes de todas as modalidades e centros de ginásticas: utilização de equipamentos de proteção individual (máscara, luvas e similares) por todos os funcionários, terceirizados e usuários; a entrada poderá ter controle de identificação, desde que as catracas estejam liberadas; havendo identificação por biometria, deverá ser disponibilizado frasco com álcool gel 70% no local; fica permitido o acesso, circulação e permanência de no máximo uma pessoa por dez metros quadrados de área interna; deverá ser mantido o distanciamento mínimo de dois metros entre equipamentos; os vestiários e saunas devem permanecer fechados, sendo autorizado somente o uso dos sanitários; os bebedouros devem estar disponíveis somente para o reabastecimento dos recipientes individuais e, em caso de fila, deverá ser mantido o distanciamento mínimo de dois metros; às áreas destinadas à alimentação deverão permanecer fechadas; deverão ser disponibilizados álcool gel 70% em todas as áreas do estabelecimento, sendo que na área de musculação deverão ser mantidos no mínimo cinco frascos para uso; proceder com a higienização dos equipamentos individuais (colchonetes, halteres e similares); permissão apenas de aulas e práticas individuais, mantendo-se aulas e práticas em grupo suspensas.

 

  • Bares, restaurantes e similares, inclusive praças de alimentação: manter dois metros de distância entre as mesas, com atendimento limitado a 40% da capacidade máxima do local; mesas com até seis lugares; servir apenas empratado (prato feito ou à la carte); proibido self-service; proibido rodízio; proibido utilização de mesa bistrô; proibido consumo no balcão; autorizada utilização de área externas ou ao ar livre e da calçada, desde que mantida a distância de 1,10m para o trânsito livre e seguro de pedestres.

As academias, os salões de beleza e barbearias poderão funcionar apenas em horário comercial. Não é permitido o funcionamento aos fins de semana e feriados. Os bares e restaurantes também poderão receber clientes apenas de segunda a sexta-feira. Aos sábados, domingos e feriados, fica permitido somente o sistema drive-thru e delivery.