Estão abertas as inscrições para os cursos gratuitos do SINHORES que acontecerão entre os meses de julho e agosto nas cidades de São José dos Campos e Jacareí. Ao todo serão disponibilizadas 350 vagas distribuídas em sete turmas diferentes, com aulas ministradas por professores altamente qualificados.
Com carga horária total de até três horas, os cursos serão voltados para a área de A&B (Alimentos e Bebidas). “Estamos passando por uma fase crítica na contratação de mão de obra qualificada para a categoria e os cursos são uma excelente oportunidade para obter a formação necessária e ocupar uma dessas vagas disponíveis no mercado”, relata Antonio Ferreira Junior, presidente do SINHORES São José dos Campos.
Para participar, é preciso ser maior de 18 anos, ter acesso à internet e preencher a ficha de inscrição que está disponível no site do SINHORES (https://sinhores.com.br/cursos/cursos-gratuitos), além de fazer a doação de 1 pacote de folha sulfite que será destinado a entidades assistenciais da região. É possível se inscrever em mais de um curso, mas as vagas são limitadas Confira no quadro abaixo a grade completa de aulas programadas.
É possível se inscrever em mais de um curso, mas as vagas são limitadas Confira no quadro abaixo a grade completa de aulas programadas.
O SINHORES conta com apoio de diversos parceiros para a realização dos cursos, entre eles: Aregala - Associação de Restauradores Gastronômicos da Américas e do Mundo, Asteca Hinamoto, Calle Assessoria, Chopperia do Gordo, CSS – Consultoria e Treinamento, FHORESP (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do estado de São Paulo), Hotel Ibis Jacareí, Hotel Maruá e Prefeitura Municipal de Jacareí.
AGENDA JULHO E AGOSTO 2022
|
DATA |
HORÁRIO |
CURSO/PALESTRA |
MINISTRADOS POR |
LOCAL |
1 |
19/07 (Terça-feira) |
Das 14h às 17h
|
Curso: Vendas e Serviços de Coquetéis |
Celso dos Santos Silva
|
Choperia do Gordo - Jacareí |
2 |
(19/07 Terça-feira) |
Das 19h às 22h |
Curso: Gestão de Promoções para Empreendimentos Gastronômicos |
Celso dos Santos Silva |
Hotel Ibis - Jacareí |
3 |
20/07 (Quarta-feira) |
Das 9h às 12h |
Curso: A Magia Disney em Atendimento e Serviços - Hospitalidade e Gastronomia |
Celso dos Santos Silva
|
Hotel Ibis - Jacareí |
4 |
20/07 (Quarta-feira) |
Das 15h às 16h |
Palestra: A importância da comunicação digital na indústria da hospitalidade |
Caroline Lima e Arthur |
Hotel Ibis - Jacareí |
5 |
23/08 (Terça-feira) |
Das 14h às 17h
|
Curso: Planejamento e Gestão de Cardápios |
Celso dos Santos Silva
|
Hotel Maruá - São José dos Campos |
6 |
23/08 (Terça-feira) |
Das 19h às 22h |
Curso: Vendas para Atendentes de Alimentos e Bebidas |
Celso dos Santos Silva
|
Hotel Maruá - São José dos Campos |
7 |
24/08 (Quarta-feira) |
Das 09h às 12h |
Curso: Vendas para Garçons e Garçonetes |
Celso dos Santos Silva
|
Hotel Maruá - São José dos Campos |
SOBRE OS CURSOS/PALESTRAS:
1) Curso: Vendas e Serviços de Coquetéis
Objetivos: Apresentar e Identificar as técnicas de vendas e serviços de coquetéis para a otimização do faturamento.
Programa:
I - Aspectos Conceituais
II - Vendas de Coquetéis
III - Serviços de Coquetéis
IV- Estudo de Caso
2) Curso: Gestão de Promoções para Empreendimentos Gastronômicos
Objetivos: Apresentar e discutir ações estratégicas para promover comercialmente com qualidade, restaurantes e similares em tempos de incerteza.
Programa:
I - Aspectos Conceituais
II - Ações Promocionais e Aplicações
III - A Equipe de Promoções
IV - Estudo de Caso
3) Curso: A magia Disney em Atendimento e serviços - Hospitalidade e Gastronomia
Objetivos: Identificar e demonstrar a filosofia Disney aplicada aos serviços de hospedagem e alimentação.
I - Aspectos Conceituais
II - A Magia Disney
III - Aplicações e Sugestões
IV - Estudo de Caso
4) Palestra: A importância da comunicação digital na indústria da hospitalidade
Objetivos: É ressaltar a importância de uma boa comunicação e mostrar o quanto os meios digitais bem trabalhados podem te gerar negócios.
Tópicos abordados:
- A importância da comunicação para o desenvolvimento do turismo
- Como ocorre a jornada de compra de um cliente para escolher um hotel ou restaurante
- O que é Gestão de Tráfego e por que é vital aos negócios
- Mitos e verdades sobre a comunicação nas redes sociais
5) Curso: Planejamento e Gestão de Cardápios
Objetivos: Caracterizar e demonstrar o desenvolvimento de um gerenciamento de cardápios produtivo e lucrativo.
Programa:
Aspectos Conceituais
Tipologia de cardápios
Custeio e Precificação
Estratégias de Merchandising
6) Vendas para Atendentes de Alimentos e Bebidas.
Objetivos: Apresentar as principais técnicas de vendas no atendimento de cafés, lanchonetes, sorveterias, hamburguerias e pontos de vendas de A e B de comida rápida.
Programa:
- Aspectos Conceituais e Históricos
- Equipe de Vendas
- Técnicas - Vendas e Comunicação
- Estudo de Casos
7) Vendas para Garçons e Garçonetes
Objetivos: Identificar e Aplicar as técnicas de vendas de cardápios para profissionais de serviços de restaurantes comerciais, pizzarias, cantinas, ristorantes, churrascarias, restaurantes típicos e temáticos.
Programa:
- Conceitos
- Perfil da Equipe
- Técnicas de Vendas
- Exercícios
SOBRE OS INSTRUTORES
Profº Celso dos Santos Silva: Graduado em Turismo, Ph.D e Pós-Doutor em Educação e Administração nos USA (Orlando - Flórida), Aperfeiçoamento na Escola Superior de Turismo de Baleares, Universidade de Salamanca e Fundo Social Europeu (Espanha) em Gestão Turística e de Empresas de Hospitalidade. Consultor da Cntur e Abresi. Diretor de Novos Negócios da Fhoresp (Federação de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares do Estado de São Paulo).
Caroline Lima: Jornalista, escritora e gestora de projetos. Formanda há 10 anos em jornalismo e sempre atuou na área, na maior parte da trajetória foi como assessora de imprensa. Fez cursos de teatro, de cinegrafia, de fotografia, de redes sociais e demais cursos da área. Em 2020, se formou em Gestão de Projetos para poder entender melhor os clientes e gerenciar cada projeto de forma única.
Arthur Cavalcante: Profissional de marketing e comunicação, atua a mais de 16 anos na área de comunicação, com passagens por empresas como: Embraer, Grande Hyatt, Grande Hotel SENAC, Blue Tree, e outros. Sócio fundador da agência de gestão de tráfego e criação de sites, SEA-ADS E-MARKETING e amante dos oceanos.